Estilo do site

  • Preto/Branco
  • Padrão

Current Style: Padrão

  • Increase
  • Decrease
  • Normal

Current Size: 110%

V Encontro Transfopress Brasil (Edição comemorativa 10 anos) & II Encontro Imprensa francófona das Américas

Auditório Machado de Assis- Fundação Biblioteca Nacional
Rio de Janeiro – 18 a 21 de setembro de 2023 – 9h-18h

 

O objetivo do evento é reunir contribuições dos pesquisadores do TRANSFOPRESS BRASIL – Grupo de Estudos da Imprensa em língua estrangeira no Brasil (edição comemorativa de 10 anos) e do Grupo de Estudos sobre Imprensa Francófona das Américas (projeto Capes-Print/UNESP) por meio de conferências, mesas-redondas e comunicações.

O recorte comum a unir seus integrantes é a pesquisa sobre periódicos em língua estrangeira impressos no Brasil e/ou nas Américas. Várias têm sido as contribuições dos pesquisadores da rede TRANSFOPRESS para o conhecimento da imprensa alófona, até então um corpus praticamente restrito aos estudos da imigração, o que denota a importância do grupo no cenário acadêmico sobre história da imprensa, mas também sobre história cultural, história da leitura, estudos literários, história da cultura política, econômica, da educação, ou igualmente dos estudos da imigração, muito embora se faça às fontes perguntas diversas das habituais. Mais que órgãos de representação das colônias (que eram), estes periódicos impressos têm se mostrado fonte infinita para a pesquisa nas áreas acima listadas.

Vários países das Américas concentraram diversas colônias de imigrantes que tiveram nos periódicos alófonos, especialmente nos jornais e revistas, verdadeiros órgãos de representação. A importância de tal corpus é inestimável não apenas para acesso aos mais diversos temas relativos aos desafios enfrentados pelos imigrantes, inclusive no que concerne à representação de seus interesses frente à sociedade e governos brasileiros, mas também para a própria construção da identidade nacional dos países do continente. Muitos tipos de veículos vieram à luz com objetivos os mais diversos: políticos, financeiros, culturais, religiosos, pedagógicos, informativos, variedades ou noticiosos, muitas vezes com publicações que concentravam um ou mais destes papeis, e não raro com a colaboração e engajamento de nacionais.

Com reuniões já tradicionais desde o I Encontro TRANSFOPRESS Brasil, ocorrido em conjunto com o II Encontro Internacional Transfopress na Biblioteca Mário de Andrade em 2014, várias foram as instituições que sediaram os congressos: UNESP (2015), UFRGS (2016), Fundação Casa Rui Barbosa (2017) e UNIFESP (2019) (para saber mais: http://transfopressbrasil.franca.unesp.br/memoria/). A escolha por promover o evento na Biblioteca Nacional nos 10 anos de existência do Grupo revela-se oportuna, uma vez que a instituição é uma das principais guardiãs de originais de jornais, revistas, boletins e almanaques impressos em língua estrangeira do país, os quais servem de corpus para a maioria dos pesquisadores que estarão presentes.

As apresentações estão divididas em Conferências, Apresentações dos Projetos em andamento e Mesas-Redondas em que serão promovidos debates em torno de questões comuns aos subgrupos linguísticos, com a intenção de dar maior dinamismo à discussão, visando o especialista com resultados de trabalhos recentes e por último, mas não menos importante, contemplando uma audiência mais diversificada, acadêmica ou não, que se interesse pela temática.

O evento integra o Ciclo Comemorativo Periódicos 100 anos – Fundação Biblioteca Nacional que compreende a 8a. Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional, o Simpósio Periódicos FBN 100 anos e, para encerrar, nosso duplo Encontro.

Serão aceitas inscrições apenas para OUVINTES em data a ser divulgada.

O Folder de divulgação encontra-se no banner lateral.

Comissão Organizadora

Gisele Batista (UFRJ), Orna Levin (UNICAMP), Tania Regina de Luca (UNESP), Valéria dos Santos Guimarães (UNESP)

Comissão Científica

Diana Cooper-Richet (CHCSC-UVSQ), Guillaume Pinson (UL), Tania Regina de Luca (UNESP), Valéria dos Santos Guimarães (UNESP)

Monitores

Ana Paula Neves de Oliveira (UNESP), Bruno Silveira (UNESP), Lucca Ninni Indriunas (UNESP), Lucia Chermont (UNESP), Amanda Ribeiro Mafra (UNESP)

Realização

UNESP, Fundação Biblioteca Nacional, UFRJ, UNICAMP

Apoio

FAPERJ, FAPESP, CAPES

15/07/2023