O Banco de Dados Jornais Franceses no Brasil (BD-JFB) nasceu da necessidade de organizar a pesquisa sobre a circulação destes periódicos.
Além das entradas principais inerentes à organização de arquivos (título, autor/editor, número, local e data de publicação, idioma, editora etc.) temos também dados dos mediadores, sejam eles os livreiros, bibliotecários, funcionários, autores ou instituições como livrarias, bibliotecas etc., entradas estas concernentes ao objeto da investigação, além da indicação do acervo em que foi realizada a pesquisa, com as referências de localização da fonte.
Através do sistema de busca é possível localizar títulos ou grupos de pesquisas com filtros de localização, data, idioma, cidade de origem, pesquisador, mediador, produtor, a fonte originária, o suporte de sua publicação, o nome dos jornais entre outros, facilitando o cruzamento dos dados.
Clique na imagem ao lado e veja um exemplo de resultado de busca. Neste caso, buscamos por "mediadores" em São Paulo de 1900 a 1910. Entre os resultados, a propaganda da Casa Editora Mófreita de São Paulo publicada no Almanaque Ilustrado de São Paulo de 1904:
No registro da pesquisa são apresentados vários dados como suporte ou entidade (instituição ou indivíduo) que podem ser redirecionados para páginas que trazem suas respectivas referências como endereço, caixa postal ou estado civil, idade, outras observações, enfim, tudo o que as fontes fornecerem.
Por fim, uma reprodução da fonte em seu suporte original é anexada ao registro de forma a permitir sua leitura.
Elaborado pela pesquisadora responsável, Valéria Guimarães, teve como assessoria para o projeto original, BD-PJF, os webmasters do Serviço Técnico de Informática da UNESP, campus de Assis, Eriton Bento Pereira e Silvio Candido. A versão atual, BD-JFB, é resultado de uma reelaboração do original e contou com a parceria da equipe da E-Open, especialmente de Luiz Aleagi Nunes e Glauber Fiammetti.