Estilo do site

• Normal

Current Size: 110%

Metodologia da Participação de Alunos

Os projetos desenvolvidos pelos alunos bolsistas de IC no âmbito da pesquisa sobre imprensa francófona no Brasil são de autoria da orientadora, Profa. Dra. Valéria dos Guimarães.

Os alunos foram orientados passo a passo em todas as fases da gestão do Banco de Dados Jornais Franceses no Brasil - BC-JFB. Foram pesquisados pela professora jornais, revistas, catálogos e almanaques, entre outros documentos, em vários acervos: Hemeroteca Digital Brasileira - Fundação Biblioteca Nacional, Arquivo Público do Estado de São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Biblioteca da Marinha, Biblioteca da Faculdade de Direito de São Paulo, Bibliothèque national de France, Biblioteca de Lisboa, Bibliothèque Saint-Géneviève entre outras.

Estes dados foram lançados pela orientadora no BD-JFB e alguns dos alunos nas primeiras fases da pesquisa. O trabalho de revisão dos dados lançados e de novos lançamentos foram supervisionados e levado a cabo pelos demais alunos. Eles se restringiram à consulta de catálogos digitais dos acervos supracitados, quando disponíveis neste formato, visto que as bolsas PIBIC/CNPq, PIBIT/CNPq, PIBIC/Reitoria e TT/FAPESP não dispõem de reserva técnica para viagens que possibilitassem a visita a acervos físicos, com exceção das duas primeiras bolsas IC/FAPESP recebidas por Caio Russo e Bruno Bartoli, que visitaram alguns acervos no Rio de Janeiro e em São Paulo no início da pesquisa, percurso que teve que ser refeito pela orientadora que refez a conferência dos dados in loco.

Devido à inexperiência dos alunos com procedimentos de ordem técnica, exigidos para a gestão de um banco de dados deste gênero, e a um período de problemas técnicos do software adotado para seu desenvolvimento, foi preciso que a orientadora revisasse todos os lançamentos, no que contou com a ajuda de alguns dos bolsistas.

Outros problemas concorreram também para o atraso dos trabalhos, como o fato de duas alunas terem tido as atividades interrompidas com o consequente desligamento em observância às regras do edital CNPq tão logo passaram a desenvolver atividades remuneradas paralelamente ao recebimento da bolsa, sem o consentimento da orientadora.

Entre os problemas técnicos houve duas migracões (do servidor do campus de Assis para o de Franca e, depois, em Franca, de um servidor mais precário para outro concendido pela FAPESP). Em ambos os casos houve perda, duplicação e/ou embaralhamento de dados que precisaram ser relançados e revisados. Houve um período em que o site ficou sem manutenção adequada por falta de pessoal técnico disponível no campus da FCHS (Franca), o que acarretou vulnerabilidade e ação de sites predatórios (invasores) e novamente desorganizou os dados, exigindo outra revisão. Os alunos foram engajados em todas estas atividades, com mais ou menos habilidade de cada um para gerir a parte técnica, o que demandiu supervisão constante da orientadora.

Os projetos de todos os alunos exigia a proposta e/ou desenvolvimento de um projeto pessoal, relacionado ao campo da história da imprensa, em que deveriam aplicar seus conhecimentos teóricos e técnicos na pesquisa em acervos e organização de fontes de impressos periódicos adquiridos na vigência da bolsa, para o que dedicavam parte da carga-horária. Alguns deles atuaram como monitores em eventos acadêmicos do grupo. A despeito das dificuldades, as atividades descritas cumpriram função didática, portanto.

De maneira geral, os alunos bolsistas se dedicaram às atividades desenvolvidas no quadro do Programa Jovem Pesquisador e Auxílio Regular FAPESP (reuniões, aulas, cursos com professores visitantes etc.) e elaboraram um relatório com reflexão teórica sobre história cultural e história da leitura, além da descrição das atividades individuais como a pesquisa em fontes primárias. Todos apresentaram os trabalhos no Congresso de Iniciação Científica (CIC-UNESP) e CIC de outras universidades, assim como em eventos do grupo, como os Seminários anuais de História Cultural. Todos desenvolveram e defenderam o Trabalho de Conclusão de Curso- TCC com base nos trabalhos desenvolvidos como bolsitas deste projeto e alguns deles estão atualmente no Mestrado ou no Doutorado sob minha orientação.